AFONSO DUBRAZ
AFONSO DUBRAZ LANÇA NOVO SINGLE “AMANHÔ, UM DESAFIO
A SERMOS QUEM QUISERMOS
A canção sucede a “Marido e Mulher”, tema com que o artista se apresentara pela primeira vez em Março. “Amanhã” é o segundo capítulo de uma história que estamos desejosos de continuar a conhecer.
No início deste ano, falava-se de Afonso Dubraz como um nome a fixar. Em “Marido e Mulher”, o seu single de estreia, descobria-se desde logo no jovem lisboeta um artista com um talento invulgar para a escrita e a composição, assente em melodias ricas e letras tão pessoais quanto identificáveis. A recepção não poderia ter corrido melhor: “Marido e Mulher” tornou-se de imediato numa canção que apaixonou as muitas pessoas que a ouviram. Que o digam os resultados: o vídeo conta com mais de meio milhão de visualizações no YouTube e a música com mais de 350 mil streams acumulados nas plataformas digitais. O tema chegou à televisão, onde é parte da banda-sonora da telenovela “Queridos Papás”, e às rádios, em que atingiu o sétimo lugar de airplay.
Agora, oferecendo-nos nova música antes que o ano termine, Afonso Dubraz apresenta “Amanhã”, o seu novo single. No seguimento da escrita emocional e honesta que já revelava em “Marido e Mulher”, o artista volta a mostrar com este tema o tipo de canções que lhe interessa fazer, sempre ricas em significado e com um forte sentido narrativo. Afonso Dubraz dá-se por inteiro naquilo que canta, sem artifícios nem máscaras – ouvi-lo é ficar a conhecê-lo, já que a sua música se confunde com a sua biografia. No caso de “Amanhã”, a letra começa por se centrar em alguém descontente com o curso da sua vida, por quem todos os dias passam sem que nada aconteça “fora do normal”. Mas as coisas estão prestes a mudar, já que “ninguém está destinado / a ser o que não quer”. O que se segue, num crescendo comovente, é então a história de “mudar o próprio fado”, rumo à felicidade e à concretização dos sonhos. A situação não é estranha ao próprio artista, que se afastou de uma carreira dita convencional para seguir a incerta mas entusiasmante aventura da música. São destes detalhes biográficos que Afonso Dubraz vai compondo a matéria das suas canções, criando com quem o ouve uma enorme cumplicidade.
Também o videoclip que acompanha “Amanhã” vem reforçar de forma surpreendente esta vontade de se “ser quem quiser”, correndo riscos e ousando um futuro diferente. Com uma participação especial da mítica figura de António Sala, o vídeo realizado por Pedro Bessa (também responsável por “Marido e Mulher”) põe em cena dois percursos de vida distintos e que contrastam entre si – o convencional e o de quem decide mudar de vida. Sabemos, no caso de Afonso Dubraz, qual irá felizmente prevalecer. Em ambos os cenários, a versão mais velha do artista é interpretada por António Sala, que aplaude a coragem de estilhaçar a rotina e rasgar o quotidiano. Se dúvidas restassem, o vídeo vem demonstrar que Afonso Dubraz é alguém que não se conforma e que investe por completo naquilo que ama e que o faz realmente feliz – e esta coragem de “dar o corpo às balas”, como se pode ver, começou já a dar os seus frutos.
“Amanhã” é o segundo single do álbum de estreia de Afonso Dubraz, a ser editado em 2024. Até lá, poderemos continuar a acompanhar esta história de quem quer “ir além do que alguém contou / dançar o que ninguém dançou”.